Seguidores

sábado, 27 de março de 2010

PÁSCOA PARA CRIANÇAS




A páscoa é uma festa cristã, marca a ressurreição de Jesus Cristo. Mas, antes do cristianismo, a comemoração já existia com os judeus, é o Pessach, passagem, que celebra a libertação do povo hebreu. Mesmo sem levar em conta a religião, a data pode servir como pretexto para reflexão, recomeço ou renovação.



O ovo simboliza o nascimento e o coelho é a esperança de novas vidas. Estes se tornaram a principal marca da páscoa e encantam as crianças.


O Mito


Acreditar que o coelhinho vem trazer os ovos é importante para a garotada, traz fantasia ao dia-a-dia. Mirtes De Meo, psicopedagoga e professora de ensino infantil, conta que seus alunos ainda acham que existe um coelho da páscoa. Segundo ela, esta crença é saudável, faz parte do imaginário infantil.


A especialista não aconselha os pais a contarem a verdade aos filhos, os pequenos descobrem sozinhos. "Não deve haver ruptura, a criança faz associações, vê os ovos pendurados no mercado". Geralmente, isto ocorre por volta dos 5 ou 6 anos de idade.


Chocolate


O alimento se tornou símbolo da páscoa moderna, porém é importante tomar cuidado. O consumo de chocolates em excesso pode trazer conseqüências graves às crianças. A nutricionista Viviane Lago afirma: "Tenho atendido muitas crianças com problemas que antes via em adultos, como obesidade, colesterol alto e diabetes".


A quantidade recomendada por dia é de apenas 30 a 40g, ou seja, um quadradinho do tablete. Além de comer com moderação, o ideal é dar preferência aos ovos que são feitos de chocolate amargo.


Uma dica para o domingo de Páscoa: não precisa fazer sobremesa. Depois do almoço, as crianças podem comer os chocolates. Geralmente, cada uma ganha vários ovos, então, elas se juntam, abrem seus presentes e devoram todos. Mas, a nutricionista aconselha aos pais que falem para a garotada abrir apenas um ovo e dividir entre os amigos. Assim, comem aos poucos, aprendem a compartilhar e ninguém comete exageros.


Os chocolates diet são recomendados apenas para crianças com diabetes. Por não conter açúcar, estes geralmente contêm mais gordura do que os convencionais. Já os chocolates light têm menos açúcar e gordura.


Fontes:

http://dravivianelago.blogspot.com/2009/03/pascoa-para-as-criancas.html





Mirtes Souza Leite De Meo, psicopedagoga, professora da educação infantil do Colégio Pio XII telefone: (11) 3759-5050



Viviane Lago - Nutricionista parceira da Academia Moventis

Trabalharemos projeto Páscoa, aguarde..

2 comentários:

  1. Olá Isma!

    Muito boa e simples a explicação da Páscoa! Eu penso que as crianças adoram procurar os ovinhos deixados pelo coelho. Eu ainda os escondo para os meus filhos, e até os mais velhos adoram! rsrsrsr

    Beijinhos
    Luísa

    ResponderExcluir
  2. Muito boa matéria professora, ensinar isso mesmo, nada de mitos.
    Abraços forte

    ResponderExcluir