Seguidores

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Material Escolar- O que devo ou não comprar?





Esta chegando o dia de voltar as aulas, inicio de fevereiro é o período que as escolas particulares e públicas retornam ao seu ritmo normal de aulas, e vem outra vez a lista de material escolar.

Se já não bastasse, e não fosse suficiente, nos deparamos com ítens desnecessários, como:

Copos plásticos, sabonetes, cotonetes e até mesmo taxa extra para materiais diversos.

Bom, eu tambem sou mãe e discordo de muitos itens inclusos na lista dos meus filhos.

Na verdade o que é lista de materiais escolar?



Material escolar é tudo aquilo que tenha finalidade ludica e pedagógica para a criança!



Tudo bem, produtos de higiene pessoal é um dos ítens hoje em dia que não faltam na lista de material, mas nós como pais devemos estar atento ao uso desses itens, de modo que devemos tambem cobrar o bom proveito desses materiais.

Cansei de ver minha filha chegar da escola e dizer que não tinha papel higiênico, toalha e sabonete no banheiro. Nessas situações é importante tambem sabermos cobrar da direção os itens que compramos e não estão sendo usados.



Claro, nas escolas públicas, estaduais ou municipais a situação é bem pior, pois a demanda desses materiais, principalmente pedagógico é bem maior do que a disponivel nos armários das escolas, e os professores acabam utilizando os materiais dos alunos para fazer suas atividades e até as suas necessiades... na verdade o que acontece é quase um milagre!



Desse moto pais e responsáveis, assim como temos responsabilidades e deveres, vamos tambem aprender a cobrar o uso devido desses materiais e dizer não para os itens desnecessários e abusivos contida nas lista de materiais, algusn itens é de responsabilidade das escolas e obrigação do governo... temos que aprender a combrar dos orgãos responsáveis os ítens principais para o desenvolvimento pessoal e intelectual dos nossos pequenos.



E vamos aprender a fazer a cotação de preços, no final você economiza até 30% do valor de cada lista.

http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/


Nota : Nas escolas públicas, da rede estadual de ensino  de São Paulo os alunos recebem materiais básicos , livros e apostilas .


Os pais devem valorizar estes materiais e livros recebidos pela escola. procurando preservá-los pois, os materiais não consumíveis deverão ser devolvido no final do ano letivo para utilização de outros alunos no ano seguinte.


2 comentários:

  1. Saudações!
    Que Post Fantástico!
    Amiga ISMAELITA, esse é mais um texto que você construiu com muito carinho, e vai ao encontro de milhares de pais e estudantes!
    Um artigo educativo e conscientizador!
    Parabéns pelo excelente Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.
    OBS. Amiga, você pode pegar o texto “Filha da Terra”. Disponha sempre do seu amigo.
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Boa abordagem, como você falou no texto acima materiais de higiene é necessário, mais acredito, não sei como funciona, vou apresentar meu ponto de vista, se eu tivesse um filho o sabonete e o papel higiênico como também a toalha seriam colocados dentro de sua pasta, não permitindo o uso do escolar.

    ResponderExcluir