Seguidores

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Você sabe o que aconteceu em 15 de novembro de 1889 ?




Você sabe o que aconteceu na manhã de 15 de novembro de 1889?

A proclamação da República!

Antes de conhecer a história da proclamação da República, vamos entender primeiro o que é República e Império.

A República é um governo que procura atender aos interesses gerais de todo o cidadão. É o povo que elege o seu Chefe de Estado, que exercerá um mandato temporário. No Brasil, o atual Chefe de Estado é o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Brasil, antes de ser uma República, era um Império. O Brasil era governado por um imperador chamado Dom Pedro II. Ele teve o poder absoluto do governo durante 49 anos.

Muitas pessoas apoiaram o fim do Império e o início da República. São elas: as pessoas que participaram das campanhas abolicionistas, fazendeiros e o exército. Quem começou de fato a conspirar para a derrubada da monarquia foi Benjamim Constant. Porém, quem proclamou a República e pôs fim ao império foi o Marechal Deodoro da Fonseca, figura de maior prestígio no exército. Convencido por Benjamim Constant, o Marechal Deodoro concordou com tal ato no dia 11 de novembro. Foi difícil convencê-lo, pois o Marechal era amigo de Dom Pedro II.

Na manhã de 15 de novembro de 1889, Deodoro, à frente de um batalhão, marchou para o Ministério da Guerra, e declarou o fim do período imperial, e o início do período republicano. Dom Pedro II, o imperador da época, que estava em Petrópolis, retornou ao Rio. Ele pensava que o objetivo dos revolucionários era apenas substituir o Ministério. No dia seguinte, foi-lhe entregue um comunicado confirmando a proclamação e solicitando sua partida para o exterior. Entre 1889 e 1930 o governo foi uma democracia constitucional e a presidência alternava entre os estados dominantes da época: São Paulo e Minas Gerais.




Fonte: http://www.smartkids.com.br/

5 comentários:

  1. Boa professora, sempre bom lembrar pois muitos marmanjos esquecem o que é comemorado nesta data.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Olá Ismaelita,

    Parece esta ser a diferença da educação de ontem e hoje: quando eu estudei (faz tempo...) nós sabiamos todas as datas e hinos comemorativos: Até hoje me lembro do estribilho do Hino da Proclamação da República:

    "Liberdade! Liberdade!
    Abre as asas sobre nós!
    Das lutas na tempestade
    Dá que ouçamos tua voz!"!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Isma

    Eu saí do Dihitt, mas visitarei os blogs dos amigos sempre que der...
    Eu acredito que a Educação ainda há de ser fortalecida nas escolas como era antigamente. O trabalho que você faz, o modo como transmite os ensinamentos estimulam o aluno. Esse é o caminho e um exemplo a ser seguido.
    Fique com Deus!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. lamento muito minha amiga sentirei sua falta ,visitarei o seu blog,bjo paz seja contigo!

    ResponderExcluir
  5. Ismaelita,

    Por incrível que possa parecer, ainda vemos muitas pessoas que não sabem nem que data é esta...

    É a "curtura" do povo brasileiro, infelizmente.

    Parabéns pelo post.

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir