Seguidores

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Sugestões de livros infantins para leitura nas férias de julho















As férias escolares de julho estão se aproximando como o objetivo deste blog é incentivar a leitura para não perder o hábito, fiz uma pesquisa e encontrei sugestões de livros infantis.

Separei uma lista de 10 livros infantis muito educativos e que vão contribuir para despertar o gosto pela leitura nas suas crianças.

1. As Aventuras de Pinóquio: Quem não lembra do Pinóquio? Seu filho já conhece? Já está na hora de apresentar! O marceneiro Gepeto recebe de presente um pedaço de madeira falante. Ele tem planos ambiciosos para essa peça: fabricar uma marionete capaz de dançar e dar saltos mortais, e ganhar o mundo com sua atração.
Seu projeto, porém, não se concretiza. Mal nasce, o boneco que ele esculpiu já começa com suas estripulias: arranca a peruca de seu pai, e seu nariz começa a crescer.

2. Rita Sapeca vai Pescar: Rita Sapeca gosta muito de peixe, por isso resolve sair para pescar. Mas, desde o minuto em que põe as patas para fora de casa, um monte de surpresas ocorrem. Descubra com Rita como uma aventura desastrada pode se tornar um acontecimento divertido!

3. Bruxa e Fada, Menina Encantada: A fada Mabi e a bruxa Sombria querem saber por que bruxas e fadas não podem ser amigas. A floresta está em polvorosa. Afinal, essa é uma das regras mais antigas. Como assim? A boazinha e a malvada juntas? Será que pode? Desvende o mistério de Bruxa e Fada, Menina Encantada.

4. O Incrível Circo do Bob Esponja: Vem aí o incrível circo dos irmãos Arraia e Camarão! O maior espetáculo de todos os tempos já apresentado na Fenda do Bikini! Mas bem no dia do grande show Patrick cai de cama com gripe e precisa ficar em casa. Já que ele não pode ir ao circo, será que Bob Esponja consegue dar um jeito de levar o circo até o amigo? Acompanhe Bob Esponja até o centro do picadeiro e descubra!

5. A Verdadeira História dos 3 Porquinhos: Será que a história dos três porquinhos ocorreu daquele jeito mesmo? Dando a palavra ao lobo, que naturalmente narra os acontecimentos do seu ponto de vista, Jon Scieszka consegue reforçar a “veracidade” da história original, contar uma história nova e engraçada e dar às crianças a chance de demonstrar que compreendem muito bem as coisas.

6. O Pequeno Príncipe: Esse até eu vou comprar para mim. A nova versão em brochura do Pequeno Príncipe está muito bonita e seu filho com certeza vai adorar.

7. Eu não quero dormir agora: Charlie tem uma irmãzinha, a Lola. Às vezes, ele tem que pôr ela para dormir. Mas como é difícil! Lola adora ficar acordada até tarde, colorindo, rabiscando, colando, balançando, pulando e, mais que tudo, tagarelando. Quando Charlie diz: “Lola, a Mamãe falou que é hora de ir para a cama”, ela responde: “Não! Eu não estou com sono e não vou para a cama”. Você reconhece essa situação?

8. Eu sou muito pequena para a escola: Essa Lola é sapeca hein! Mamãe e Papai dizem que ela já é bem grandinha para ir à escola. Lola não tem tanta certeza assim: “Eu não sou grande coisa nenhuma. Eu ainda sou muito pequena. Acho que eu não tenho tempo para a escola. Estou ocupadíssima fazendo coisas importantes em casa”.

9. O Meu Primeiro Livrinho: Um projeto elaborado, especialmente, às crianças até seis anos. Através de ilustrações coloridas, a criança, com ajuda dos pais, aprenderá a associar as palavras às imagens, cuja seleção inclui objetos do dia-a-dia, animais, cores e formas.

10. As Amigas Secretas das Fadas: Um livro super legal para as crianças se divertirem e aprenderem o sentido de uma amizade verdadeira. São cinco pingentes escondidos no livro, que ao serem descobertos e juntados se transformam na pulseira da amizade das fadas. Uma surpresa a cada página!











A literatura infantil bem escrita é tão fantástica. E o melhor de tudo é que as obras são muito mais baratas que os livros a que estamos acostumados. Não deixe seu filho perder a oportunidade de ter contato, desde cedo, com esse mundo maravilhoso de pura fantasia!

Ler é uma experiência divertida, que enriquece a alma, que alimenta os sonhos! Aqui estão alguns dos livros que li e gostei. Chris Angelotti

-Reinações de Narizinho
Autor: Monteiro Lobato
Editora Brasiliense
O primeiro livro infantil do maravilhoso Monteiro Lobato. Pode ter certeza que uma infância só está completa quando se lê um pouco da obra deste autor. Ideal para os pais lerem com os filhos de qualquer idade.

-Rodas, pra que te quero!
Autores: Angela Carneiro e Marcela Cálamo
Editora Ática
Um sensível e delicado relato da vida de Tchela (uma das autoras), menina peralta, curiosa, que adorava correr e andar de bicicleta, e de repente perde o movimento de suas pernas. Depois de um longo tempo hospitalizada, ao ter alta Tchela ganha uma caixinha de madeira do seu médico com uma recomendação: ela só deverá ser aberta no momento certo. Tchela ficou paraplégica e só poderá se locomover em cadeira de rodas. E ela vai ter que aprender a conviver com suas limitações. É um longo processo de amadurecimento, até ela alcançar a consciência de que deficiência não implica marginalização. Finalmente, a caixinha pode ser aberta: era hora de Tchela contar suas descobertas para todo mundo.

-Cachinhos dourados e os três ursos
Autora e ilustradora:Ingrid Biesemeyer Bellinghausen
Editora DCL
Cachinhos dourados estava com fome. Ao passar em frente à casa da família Urso, sentiu cheiro de mingau e resolveu entrar para comer e aproveitou para descansar. A casa estava vazia e o mingau quentinho. Em seguida chega a família. Cachinhos acordou assustada, saiu correndo e fugiu pela janela. Nunca mais voltou e concluiu que não mais entraria numa casa sem ser convidada. A partir dos 2/5 anos de idade
Site da autora
www.ingridautora.com.br/

-O Mundinho
Autora:INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN
Editora:DCL
O Mundinho é uma fábula ecológica que mostra a destruição que o homem, em nome do progresso, vem causando ao nosso planeta e propõe uma conscientização em defesa da natureza. É um excelente texto para o primeiro contato dos alunos com uma alfabetização ecológica.

-João Felizardo,o Rei dos Negócios
AUTORA: ANGELA-LAGO (texto e ilustração)
Editora:COSAC & NAIFY
João Felizardo, o rei dos negócios é considerado pela própria autora seu projeto mais maduro. Editado originalmente no México, o livro é uma releitura de um conto clássico – dentre as várias versões há uma dos Irmãos Grimm – pelo olhar de uma das autoras contemporâneas mais respeitais nacional e internacionalmente.
O rei dos negócios demonstra como é possível enriquecer sem acumular nenhum bem material. Felizardo – ele leva a felicidade até no nome – não considera nem a morte uma perda por completo (é o começo da transformação). Desta forma se inicia a saga do personagem: no cemitério, recebe de herança uma moeda, que troca por um animal, e troca por outro e por outro... Ele aprende, com estas trocas, que a riqueza está justamente na brevidade e na simplicidade: em um porco sossegado, em uma cabra esperta e, mais ainda, em uma leve pena – ou naquilo que ela simboliza. Assim, além de uma leitura enriquecedora, o livro mostra-se uma ótima ferramenta para trabalhar a oposição entre aparência e essência, o valor simbólico e até um tema bastante discutido entre pais e professores: o consumismo infantil.
O formato do livro faz jus à grandeza e à qualidade das ilustrações. Na medida em que Felizardo efetua as trocas, o texto torna-se mais enxuto, enquanto as ilustrações, com cores fortes e pinceladas firmes, preenchem o branco das páginas. Talvez a intenção da autora seja justamente mostrar que Felizardo enriquece ao se desprender dos bens – assim como das palavras que os definem. Ao final, sobram apenas o rei dos negócios e um céu tão imenso quanto um segundo de felicidade.
João Felizardo, o rei dos negócios é um livro delicado, comovente e, ao mesmo tempo, intenso. Por tudo isso, esta obra de Angela-Lago pode ser considerada, desde já, um clássico da nossa literatura infantil.

-Histórias da Coleção Gato e Rato - vol. 1
Autora: Mary França
Ilustrador: Eliardo França
Editora Ática
Livro de formato grande e capa dura reunindo cinco histórias da Coleção Gato e Rato: O rabo do gato; Fogo no céu!; O pote de melado; O pega-pega e Surpresas! Incluído no PNBE -Programa Nacional de Biblioteca da Escola.

-Os Pingos e as Cores
Autora: Mary França
Ilustrador: Eliardo França
Editora Zit
Os Pingos vão encher de alegria a sua vida. Cada Pingo é uma emoção! Cada um deles, com sua cor e seu jeito especial de ser, vive dentro de nós. Eles moram num lugar de magia e fantasia. No mundo deles, o amor e a compreensão estão sempre presentes. Eles foram criados com carinho por dois artistas, que querem ajudar você a abrir a sua imaginação e dar vida a suas emoções.

- Passeio na Fazenda
Autora: Mary França
Ilustrador: Eliardo França
Editora Ática
Comer fruta no pé, tomar banho no riacho e cantar uma canção ao luar! Os Pingos sabem mesmo aproveitar.

-FORMIGARRA CIGAMIGA
Autor: KIRINUS, GLORIA
Editora: BRAGA
Desde outros tempos, uma formiga que era só formiga e uma cigarra que era só cigarra se encontraram... e a gente sabe no que isso deu, não? Agora, antenadas e mais sábias, as novas gerações são formigarras e cigamigas — e andam por aí, na terra e no ar, contando histórias de outros tempos!
Gloria Kirinus relê a velha fábula,propõe saber com sabor poético, e, ao embaralhar os nomes das antigas personagens, mescla também suas identidades, quereres e afazeres. Na interna de capa, a autora relembra a tradição dos livros escolares como um terreno privilegiado para as lições da formiga: que a criança sinta-se útil, seja ordeira, trabalhe (sem desconfianças) para o progresso... enfim, esqueça-se de ser cigarra, cantar a infância por entre brincadeiras. Pensando nessas conjugações, Gloria escreveu a sua versão poética para o tema: um texto-objeto em que seja possível ser "isso e aquilo", a um só tempo.E ainda é preciso dizer: Formigarra / Cigamiga não é uma paródia contextualizada aos dias atuais, mas uma deliciosa apropriação — para qualquer época.
http://www.gloriakirinus.com.br


-Coleção: As Melhores Histórias de:
- Aventuras
- Princesas
- Reinos
- Florestas
Autor: adaptação de Lidia Chaib e Mônica Torres da Costa
Ilustrações: Maria Eugênia
Editora: Publifolha
São na verdade 4 livros vendidos separadamente. Cada um traz 5 histórias clássicas infantis, sendo que em cada livro são separadas por tema. No de Princesas temos: Branca de Neve, Rapunzel, A Bela Adormecida, A Pequena Seria, A Gata Borralheira. Destaque também para a página de curiosidades sobre cada história.

- Quem Canta seus Males Espanta Volume 1 e 2( Livro + CD)
Autor: Coordenação Theodora Maria Mendes de Almeida
Editora: Caramelo
Acompanha Cd
Livro de Coletâneas de músicas, parlendas, adivinhas e trava-línguas. A maioria desses é de domínio público, mas o projeto do livro desenvolvido numa escola de ensino infantil de São Paulo dá um tratamento todo especial valorizando ainda mais essas obras. As ilustrações feitas pelos alunos da escola e a participação deles no Cd torna essa obra ainda mais especial.

- Bruxa Onilda vai à Festa
Autor: E.Larreula e R. Capdevila
Editora Scipione
Faz parte da coleção as aventuras da Bruxa Onilda. A Bruxa Onilda é sensacional divertida, atrapalhada, mas no fundo tem um coração bom.
Os autores são da Catalunha- Espanha e estão de parabéns!
O Canal Futura exibe desenhos desta bruxa e das suas sobrinhas: As Trigêmeas, vale a pena conferir!

- Romeu e Julieta
Autor: Ruth Rocha
Ilustração: Cláudio Martins
Editora: Ática
O Livro é um encanto! Nos ensina muito a respeito de um dos piores defeitos da humanidade: o Preconceito.
É singelo, maravilhosamente bem escrito, como tudo que a Ruth Rocha escreve.
Conta a história de duas borboletinhas de cores diferentes que queriam brincar juntas e descobrir lugares e cores diferentes. Não deixem de ler!!!
Site da autora: www.uol.com.br/ruthrocha

- O Menino Maluquinho
Autor: Ziraldo
Ilustração: Ziraldo
Editora: Melhoramentos
É um dos meus livros preferidos!
O menino maluquinho é cheio de vida, é adorável. Ler esse livro é ter o privilégio de conhecer e reconhecer em um só menino um pouco de muitos de nós.
Obrigada Ziraldo, por essa obra!
www.omeninomaluquinho.com.br

- Bruxinha e as Maldades da Sorumbástica
Autora: Eva Furnari
Ilustração: Eva Furnari
Editora: Ática
Bruxinha e Baixinho vivem um aventura incrível na noite do dia das bruxas.
É um livro ótimo!

- Alecrim
Autora: Rosa Amanda Strausz
Editora:Objetiva
Conta a história de uma fada divertida e atrapalhada, Alecrim, que faz de tudo para ajudar as pessoas.Uma delícia de livro!

- Melhor de Três
Autor: Angela Carneiro
Ilustradora: Maria Eugênia
Editora: Ática
É um belo livro da Angela Carneiro. Conta a história de um grupo de crianças que não conseguiam lugar para exercer sua atividade predileta: o futebol.

- Coleção Crianças famosas
Autor: Vários Editora: Callis
São livros que contam episódios da infância de alguns dos maiores músicos, pintores e escritores da História Mundial, mostrando sua genialidade precocemente revelada e apresentado-os. Direcionado ao público infantil, na faixa etária de 7 a 10 anos.

- Tenho medo mas dou um Jeito
Autora: Ruth Rocha e Dora Lorch
Ilustrador: Walter Ono
Série: Os medos que tenho
Editora: Ática
O livro mostra algumas situações de medo de coisas perigosas seguidos por maneiras de como lidar com os mesmos. Faz parte da série: “Os medos que tenho” , maravilhosamente bem escrito e ilustrado, proporciona trabalhar e conhecer os medos das crianças por meio da leitura.

do além.

- Maria vai com as Outras
Autora e ilustradora: Sílvia Orthof
Editora: Ática
Série Lagarta Pintada
Uma delícia de livro! Foi o que pensei quando o li pela primeira há anos atrás.
A autora aborda a questão da individualidade, de fazer o que temos vontade, o que acreditamos e não agir e fazer igual aos outros somente para ser igual.

-Um Homem no Sotão
Autor: Ricardo Azevedo
editora: Ática
Um escritor infantil com bloqueio criativo é atacado pelos estereótipos dos contos de fada. De repente, todos os personagens de suas histórias se revoltam, não querem desempenhar os papéis da forma tradicional. Misturando realidade e fantasia, narrativas paralelas atravessam uma história circular, em que o fim do livro remete ao começo.

O Livro da Paz
Autor: Todd Parr
Editora: Panda Books
Quando se fala em paz, a primeira coisa que pensamos é "não à guerra". Mas não é só nesse momento que devemos lembrar da paz. Neste novo livro de Todd Parr você vai descobrir que a verdadeira paz está nas pequenas coisas: no auxílio ao próximo, na divisão da comida, na manutenção das ruas limpas ou, simplesmente, em tirar uma soneca!
Com frases curtas, diretas e envolventes, o autor nos mostra como é simples e fácil cultivarmos a paz no nosso dia-a-dia. As ilustrações são bem coloridas e divertidas, o que aproxima e chama a atenção da criança (e dos adultos também). Um livro para toda a família!

-Tudo Bem Ser Diferente
Autor: Todd Parr
Editora: Panda Books
Depois do grande sucesso nos EUA, a Panda Books trouxe Todd Parr para divertir e formar as crianças do Brasil. Tudo bem ser diferente trabalha com as diferenças de cada um de maneira divertida, simples e completa, alcançado o universo infantil e abordando assuntos que deixam os adultos de cabelos em pé, como adoção, separação de pais, deficiências físicas e preconceitos raciais, entre outros.

O Livro Boboca
Autor: Babette Cole
Coleção: Babette Cole
Editora Ática
De boboca e de louco, todos têm um pouco... Chato seria se todos fossem iguais! Ninguém falaria do nosso nariz, não ririam de um andar diferente...

-Brincar de Pensar com histórias
Autoras:Angelica Sátiro e Irene Puig
Editora Callis
Brincar de Pensar está fundamentado na proposta de Filosofia para Crianças, de Matthew Lipman. Propõe o pensar, iniciando a formação de comunidades. Brincar de Pensar com Histórias é muito mais do que um livro de histórias. A narradora, a joaninha Marieta, viaja pelo mundo colecionando histórias. Através de seus questionamentos ela leva o leitor a pensar. São sete histórias da literatura infantil universal, escolhidas por sua beleza e por fornecerem elementos para a reflexão.

-A Flauta Mágica
Autora:Ruth Rocha
Editora: Callis
O mundo da ópera é fascinante! Nele estão presentes todas as artes: literatura, dança, artes plásticas, dramaturgia, cenografia e música, muita música! Agora toda a magia de importantes obras como Carmen, O Barbeiro de Sevilha, A Flauta Mágica e O Guarani foi finalmente captada e adaptada para o público infanto-juvenil pela consagrada escritora Ruth Rocha.

-A Casa do meu Avô
Autor: Ricardo Azevedo
Editora: Ática
“Ah! Como é boa a vida na casa do meu avô!”. Os poemas e desenhos revelam um avô sempre protetor, um tio biruta, um jardineiro mágico, uma cozinheira fada...

-Coisas de Índio
autor:Daniel Munduruku
Editora: Callis
Site do autor:http://www.danielmunduruku.com.br/
Daniel Munduruku, autor desse bonito panorama sobre as comunidades indígenas do Brasil, é índio e gosta de ser índio. Ou seja, acha fundamental o resgate do orgulho indígena, tão em baixa desde que os brancos aqui aportaram. Tanto que a expressão "coisas de índio" tem valor negativo, querendo dizer: "coisas de gente esquisita, de ignorante". Mas, desde que conduzidos pela mão certa, basta uma rápida olhada na cultura e na história dos povos indígenas para vermos que não é bem assim. Coisas de Índio é um livro para pesquisa, acessível, interessante e muito atraente, capaz de fazer com que o leitor sensível compreenda toda a riqueza e pluralidade das coisas dos nossos índios.

-Dona Saudade
Autora:Claudia Pessoa
Editora: Callis
"Pra onde vão as coisas e as pessoas que desaparecem da nossa frente" . Pois é nessas horas que a danada da Saudade senta no colo da gente e nos sufoca. Mas será que não há nada positivo nesse sentimento tão profundo? Dona Saudade não quer responder a todas as perguntas, quer apenas mostrar que alguns temas difíceis podem ser abordados com delicadeza e bom humor.

-Pterossauros- Os Senhores do Céu do Brasil
Alexander Kellner
Editora Vieira & Lent Casa Editorial Ltda
Site:www.vieiralent.com.br

-PÉ DE SAPO E SAPATO DE PATO
Bartolomeu Campos de Queirós
ilustrações Graça Lima
Editora do Brasil
Um menino conta todas as coisas que “tem”. Cada qual com suas características. O texto que Bartolomeu nos apresenta é uma poesia sintética, com deliciosa articulação de linguagem e uma divertida brincadeira com as descobertas do universo da criança. O autor e a ilustradora nos mostram que o simples nem sempre é o que é pouco sofisticado e requintado, em termos de forma e conteúdo. Um sapo, um pé de pato, um irmão, um mico-leão-dourado, e tantas coisa comuns conseguem no texto unir a natureza e o cotidiano através da poesia. Menção honrosa de literatura infantil do Prêmio Jabuti 2005.
-OS PRIMEIROS VOÔS DE UM MENINO
Elias José
Ilustrações Rogério Coelho
Editora do Brasil
O autor nos traz a história de Fernando, suas descobertas e sua imaginação, que tem asas, e assim sai conjugando o que vê e o que sonha numa prazerosa viagem pelo imaginário. Seus achados com a língua portuguesa, seus desenhos com letras são a prova de que a educação pode ser gostosa e divertida. As imagens de Rogério Coelho reforçam a importância da criação na construção do saber infantil.

A lenda do Uirapuru
autor: Paulinho Tapajós
Editora: Nova Fronteira
Unauá é uma índia de voz encantadora que um dia se vê cercada por três índios de uma tribo inimiga. Temendo ser atacada, faz o que pode para fugir. Primeiro, busca abrigo no alto de uma árvore. Depois, canta para pedir ajuda aos guerreiros de sua própria tribo. Abençoada pelo deus Anhum, Unauá consegue escapar ao transformar-se no uirapuru, pássaro dono do mais belo e raro canto da floresta.

-Folclore em Contos e Cantos
Editora Todolivro
Onde quer que você vá, sempre encontrará um pouco de folclore. Ele está em todos os lugares, no mundo inteiro, e já existia muito antes de ser chamado assim. Folclore quer dizer sabedoria do povo. Tradições, conhecimentos, crenças, contos, lendas, canções, danças, festas populares, tudo isso forma o folclore e faz parte dele.Com ele você vai descobrir o folclore brincando.
ACOMPANHA UM CD ROM com as histórias, cantigas, play-back e trava-línguas. Idade indicada: de 7 a 12 anos.

-CONTOS E LENDAS DA ÁFRICA
Autor: Yves Pinguilly
Tradução Eduardo Brandão
Ilustrações de Cathy Millet
Editora Cia. Das Letras
Na linguagem secreta dos homens-leões e das mulheres-elefantes, as antigas sabedorias dos povos africanos vêm sendo contadas de boca em boca por sucessivas gerações, ensinadas como lições de vida ou cantadas em praça pública pelos griots (músico e poeta da África Ocidental, que conserva e transmite a memória oral). As histórias que constituem a literatura oral das diversas nações africanas, guardadas no imaginário dos homens e mulheres, percorrem as diferentes paisagens que formam o continente.
São histórias de caçadores e agricultores, bruxas e feiticeiros, reis e princesas, de heróis que atravessam a mata para cumprir seus destinos, e de fundações míticas de cidades. São também histórias de pequenas ou grandes disputas entre marido e mulher, histórias de amor e de morte, lendas de comunhão com os segredos da natureza e da terra.
Contos e lendas da África traz dezessete dessas histórias, acompanhadas de um mapa e um glossário de palavras africanas. Mais um volume da Coleção Contos e Lendas, da qual fazem parte, entre outros, os livros Contos e lendas dos cavaleiros da Távola Redonda, Contos e lendas da mitologia grega e Heróis e vilões da Roma Antiga.
Uma coisa curiosa é que muitos dos contos africanos se parecem com histórias do nosso folclore e das tribos indígenas do Brasil: eles explicam as origens de plantas e de animais, por exemplo. Alguns lembram também os contos de fadas europeus: são histórias sobre caçadores, bruxas, feiticeiros, reis, princesas e heróis.

-Belinda, a Bailarina
Autora: AMY YOUNG
Editora: Ática
Belinda adorava dançar mais do que tudo na vida. Por isso, achou que ia se dar superbem no concurso de balé. Acontece que Belinda tem um grande problema. Ou melhor, dois problemas: o seu pé esquerdo e o seu pé direito. Mas quem precisa ser perfeito quando pode ser simplesmente maravilhoso?

-Como Nasceram as Estrelas: Doze Lendas Brasileiras
Autora:Clarice Lispector
Editora:Rocco
Doze lendas brasileiras, uma para cada mês do ano. As histórias do Saci, do Neguinho do Pastoreio, da Yara e do Curupira, ilustradas por Fernando Lopes e contadas por Clarice Lispector em textos mágicos e curtos, são o melhor meio de desenvolver nas crianças o gosto pela leitura

-Bom Dia, Todas as Cores!
Autora; RUTH ROCHA
Editora: Quinteto

-A Bolsa Amarela
Autora: Lygia Bojunga
Editora: Casa Lygia Bojunga.
Um livro encantador, criativo, como tudo que a Lygia escreve!
Em uma velha bolsa doada por uma tia, Raquel esconde três grandes vontades: a de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. Lygia aborda os conflitos internos e externos da personagem, por meio de amigos secretos, fantasias e questões do mundo real. As reflexões ajudam os pequenos a dialogarem com seus conflitos. O texto segue solto. Não dá vontade de largar. A partir de 8 anos.

-Bisa Bia, Bisa Bel
Autora: Ana Maria Machado
Editora: Salamandra
Na premiada obra, Bel se encanta por um retrato da sua bisavó, ainda criança. Ela nunca a conheceu, mas imaginar um relacionamento entre as duas faz com que Bisa Bia se torne uma grande amiga e confidente. A partir de 7 anos.

-Ou Isto ou Aquilo
Autora: Cecília Meireles
Ilustrações de Thaís Linhares
Editora: Nova Fronteira
Lindo livro de poesia!
O texto de 1964 é atual e introduz a criança no jogo de palavras, no humor e na sensibilidade de Cecília Meireles, que instiga os leitores a notar, entre tantas coisas, que a vida é repleta de duras escolhas. A partir de 4 anos.

-Contos de Grimm
Autores: Wilhelm e Jacob Grimm
Editora: Cia. das Letrinhas
Nesta versão, com tradução de Heloisa Jahn e ilustração de Elzbieta Gaudasinska, encontram-se alguns dos textos escritos pelos irmãos alemães, no século 19, a partir de histórias populares, como Branca de Neve e O Pequeno Polegar. Cheios de moral, caem bem para abordar conflitos e medos infantis. A partir de 4 anos.

-Contos de Andersen
Autor: Hans Christian Andersen
Editora: Ática
Traduzido por Mary França e lindas ilustrações de Eliardo França, a obra reúne, em dois volumes, alguns contos do autor dinamarquês, considerado o “Pai da Literatura infantil”: O Patinho Feio, Soldadinho de Chumbo e As Roupas Novas do Imperador, entre outras. Uma das características de Andersen é criar texto cheios de heroísmo dos oprimidos, além de abordar problemas como perdas e abandono. A partir de 4 anos.

-Flicts
Autor: Ziraldo
Editora: Melhoramentos
Era uma vez uma cor muito rara e muito triste que se chamava Flicts. Ela sofria por não se encaixar em lugar algum. Não está no mar, no arco-íris, nas bandeiras. Até que ela descobre a que veio e mostra que todos têm seu lugar especial no mundo. A partir de 4 anos.

-Alice no País das Maravilhas
Autor: Lewis Carroll
Editora:Cia das Letrinhas
"Que graça tem um livro sem conversas ou figuras?" Assim começa a história de Alice, a menina que cai num poço e sai em outro mundo. Entre tantas, esta edição, contada por Ruy Castro e ilustrada por Laura Beatriz, foi citada pelos entrevistados como a melhor do clássico de 1862, primeiro grande título da Moderna Literatura Infantil. A partir de 9 anos.

-A Chave do Tamanho
Autor: Monteiro Lobato
Editora: Brasiliense
Assistindo inconformada à Segunda Guerra Mundial, a boneca Emília decide ir à Casa das Chaves, onde ficam chaves capazes de desligar tudo do mundo. Por engano, ela desliga a que controla o tamanho e encolhe toda a humanidade. A partir de 6 anos.

-Desastreliques
Editora José Olympio
Autora: Tatiana Belinky
Uma série de poeminhas divertidos, cheios de rimas e brincadeiras com as palavras, sobre um garoto que vive se machucando.

-Aparências Enganam
Autor: Tatiana Belinky
Editora: Cortez
Um ratinho vai passear pelo quintal. Conhece dois bichos: um assustador e o outro muito gentil. Volta à toca e conta para a mãe que ensina-o que as aparências podem enganar.

-Coral dos bichos
Autora:Tatiana Belinky
Editora FTD
Fábula poética sobre uma montagem de um coral pelos bichos da floresta, tendo o macaco como regente. Falta só estipular o cargo de cada bicho no coral. Ótimo pretexto para mostrar o excesso de vaidade dos bichos (e, em comparação, com as pessoas também).

-A Bruxa Fofim
Autor: Sylvia Orthoff
Editora: Nova Fronteira
A Bruxa Fofim, uma história ilustrada pela própria autora, conta as trapalhadas de uma bruxa gorducha que não consegue dizer a palavra mágica ´Abracadabra´ e se mete numa sucessão de divertidas encrencas.

-A Casa Sonolenta
Autor: Audrey Wood e ilustrações fotográficas de Don Wood
Editora: Ática
Livro premiado precisa ser lido muitas, muitas, muitas vezes para que se possa acompanhar as peripécias de uma minúscula pulguinha que atrapalha o sono do rato que dormitava sobre o gato, que ressonava sobre o cachorro, que cochilava sobre o menino, que sonhava sobre a avó. Contagiante. A partir de 3 anos.

-O Homem que Amava Caixas
Autor: Stephen Michael King
Editora: Brinque-Book.
O premiado autor e ilustrador fala de um pai que, sem saber expressar em palavras seus sentimentos pelo filho, presenteia-o com engenhocas feitas com caixas. Mostra os artifícios possíveis para expressar amor. A partir de 4 anos.

-A Moça Tecelã
Autora: Marina Colasanti
Editora: Global
Texto extraído do livro Doze Reis e a Moça no Labirinto do Vento conta como uma moça tece com carinho o marido. Em breve, a desilusão chega e é hora de ela desfiar seu tapete. Contada em prosa, a história é pura poesia e ilustrada por bordados sobre desenhos de Demóstenes Vargas. A partir de 10 anos

-A Bruxa Salomé
Autor: Audrey Wood
Editora: Ática
Sete irmãos desobedecem as recomendações recebidas e deixam a bruxa Salomé entrar em casa enquanto a mãe está no mercado. Ternura e horror junto às impactantes ilustrações de Don Wood.
Tradução de Gisela Maria Padovan, Prêmio Monteiro Lobato de melhor livro traduzido para criança.A partir de 4 anos.

-A Bruxinha Atrapalhada
Autor:Eva Furnari
Editora:Global
Instiga as crianças com a história, sem texto, de uma bruxinha que realiza seus desejos com a ajuda de uma varinha mágica, sofrendo as mais engraçadas conseqüências. A partir de 4 anos

-Bruxa, Bruxa, Venha à Minha Festa
Autor:Arden Druce
Editora: Brinque-Book
Uma bruxa é convidada para sua festa e só aceita se o gato também for. Este pede para chamar o espantalho, que quer levar a coruja e, assim por diante, surgem árvore, dragão, tubarão, unicórnio, fantasma. Diversão com as extravagantes ilustrações de Pat Ludlow. A partir de 3 anos.

-Olivia
Autor: Ian Falconer
Cantar, assustar o irmão, ir à praia, pintar paredes, ler: a porquinha Olivia nunca se cansa. Para sossegar a menina, a mãe promove passeios que instigam a curiosidade sobre as várias formas de expressão artística. Ótimo para iniciar os pequenos no mundo das artes. A partir de 3 anos.

-A Arca de Noé
Autor:Vínicius de Moraes e ilustrações de Nelson Cruz
Editora: Cia. das Letrinhas
No único livro feito especialmente para o público infantil, Vinicius de Moraes oferece 32 poemas que se tornaram clássicos musicais nos anos 80, como O Pato, A Casa, A Foca, O Relógio. A partir de 4 anos.

-Exercícios de Ser Criança
Autor: Manoel de Barros
Ilustrador:Demostenes Vargas Filho
Editora: Salamandra
Ótima chance de apreciar as brincadeiras e molecagens do poeta. O Menino Que Carregava Água na Peneira e A Menina Avoada vêm apresentadas com fotografias de delicados bordados feitos sobre ilustrações de Demóstenes Vargas. A partir de 7 anos.

-Um Caldeirão de Poemas
Autora: Tatiana Belinky
Editora:Cia. das Letrinhas
O livro traz composições populares, clássicos de autoria desconhecida, além de poemas de grandes nomes da literatura, como Lewis Carroll e Goethe. Textos da conhecida escritora russa-brasileira completam essa especial reunião literária. A partir de 6 anos.

-Fábulas
Autor:La Fontaine
Editora: Revan
A Galinha dos Ovos de Ouro e O Lobo e o Cordeiro são algumas das 14 fábulas desta obra, com tradução de Ferreira Gullar. Com linguagem clara, leve e bem-humorada, oferece para as crianças histórias sobre valores. O clássico do século 17 é ilustrado pelo francês Gustave Doré. A partir de 10 anos.

-Peter Pan e Wendy
Autor:J. M. Barrie
Editora Cia. das Letrinhas
Escrita no começo do século 20, a história do menino que detestava crescer tornou-se um clássico. Nesta edição, com texto integral, Peter Pan viaja pela Terra do Nunca com Wendy, que adora ser adulta. Peter conta com sua péssima memória para esquecer o que vivencia e conseguir ser sempre criança. A partir de 8 anos.

-Minhas Rimas de Cordel
Autor: César Obeid
Xilogravuras: Valdeck de Garanhuns e Regina Drozina
Editora: Moderna
O livro acompanha um rico projeto de leitura que orienta o educador ao trabalho em sala de aula!
Sempre com grande senso de humor, o autor nos apresenta, em primeiro lugar, uma série de versos em que brinca com conhecidos provérbios, sem nunca perder o ritmo. A seguir, novas estrofes, dessa vez a partir de crendices populares, em que o medo de passar debaixo da escada ou de quebrar um espelho pode se transformar em poesia. Logo depois, o autor nos desafia com as suas adivinhas, algumas mais complicadas, outras simples, em que rima a pergunta para depois rimar a resposta. No final do livro há mais um presente: a divertida história de uma velhota fofoqueira, recriada pelo autor da tradição oral.

-A Arca de Noé
Autora:ANNA CLAUDIA RAMOS
Editora: VIANA & MOSLEY
Com ilustrações belíssimas, você vai poder contar a história da Arca de Noé para as crianças de uma forma fácil e interessante.

-Histórias de Boca
Coleção De Boca Em Boca
Autora:ANNA CLAUDIA RAMOS
Editora:Larousse
São quatro lendas do folclore brasileiro:Mula-sem-Cabeça, o Caboclinho D'Água, O Papa-figo e Comadre Florzinha.Um livro cheio de aventuras, assombrações e encantamento.

-Onde tem Fada tem Bruxa
Autor:Bartolomeu Campos Queirós
Editora: Moderna
sta é uma história de fadas, mas uma história diferente. Numa linguagem extremamente poética, o autor conta a história de uma fada que volta para o mundo de hoje ¬que não tem mais lugar para as fadas. Os mágicos ¬ ou bruxos e bruxas ¬ fazem parte da alegoria que, sutilmente, critica aqueles que não sabem sonhar, que trocam a fantasia e os desejos puros por necessidades fomentadas artificialmente, que só concebem um mundo registrado, carimbado, controlado.As próprias crianças, acostumadas a isso, nem sabem mais identificar seus desejos. Embora seja uma crítica perspicaz ao mundo moderno, o texto felizmente nos mostra um contraponto e uma luz de verdadeira esperança:o fato de que nos sonhos ¬ ou seja, intimamente ¬, as crianças sabem que a fantasia é possível e necessária, que o encantamento é mais importante do que a magia. Além de propiciar um belo trabalho com a linguagem, o livro abre portas para discussões fundamentais para aquele que será o adulto de amanhã.

-Somos Todos Igualzinhos
Autor: Bartolomeu Campos Queirós
Editora: Global
Ser igual é fácil, é só olhar e copiar! Ser diferente é difícil, é se olhar e se expressar! Se somos todos iguais o mundo fica mais pobre. Se somos todos diferentes o mundo fica mais nobre! Ser igual é perder a diferença e não marcar presença!

-Histórias que ouvi contar
Autora:Alaíde Lisboa
Editora: Peirópolis
Estas são histórias que a gente ouve ou já ouviu contar alguma vez. Misturam personagens, enredos, mitos, épocas e lugares diferentes. Histórias vivas, originadas da tradição popular brasileira, da mitologia grega ou de obras clássicas, foram aqui recontadas e enriquecidas pelo poder de invenção e imaginação da autora mineira Alaíde Lisboa.
Aprenda com a sabedoria do conselheiro do rei para descobrir "O homem honesto", emocione-se com a cumplicidade de "Os amigos", descubra como um homem enganou a Morte duas vezes em "O compadre da morte", e divirta-se com uma leitura prazerosa e inteligente.

A Fada Que Tinha Idéias
Autora:Fernanda Lopes de Almeida
Editora Ática
Clara Luz é uma fada que se nega a aprender mágicas pelo método antigo. Ela quer é fazer o mundo andar por suas próprias idéias. Para ela, quando ninguém inventa nada, o mundo fica parado
A Partir de 10 anos.

-O sítio da Ninoca
Autor:Lucy Cousins
Editora Ática
Os livros da coleção "Ratinha Ninoca" são excelentes brinquedos para os pequenos. Lúdicos e muito bonitos, são constituídos de cenários repletos de estímulos, além de reforçarem a interação e a criatividade infantis. O mais recente lançamento da série, O sítio da Ninoca, não foge à regra. Nele, a adorável ratinha criada por Lucy Cousins vai ao campo realizar inúmeras atividades muito importantes. Ela tira o leite da vaca, alimenta os carneirinhos, recolhe o mel, rega a horta e, ainda, guarda o capim.
Porém, Ninoca não está sozinha para realizar tantas tarefas. Junto dela estão amigos inseparáveis: a galinha Talula, o jacaré Charlie, o elefante Edi e o esquilo Ciro. Nunca se viu um sítio tão alegre como o da Ninoca.
O sítio da Ninoca é um deslumbramento para as crianças. Além da historinha que é contada num livreto, uma maquete de papelão acompanha o volume. Dessa forma, os pequenos leitores são convidados a construir e brincar com os bichinhos, a abrir e fechar portas e janelas, pôr e tirar instrumentos e acessórios destacáveis do cenário montado. Como se fosse pouco, dois esconderijos muito bem planejados guardam 26 peças incríveis
A partir de 3 anos

-Minha Família é Colorida
Autora: GEORGINA DA COSTA MARTINS
Editora:SM
Ângelo tem um irmão de cabelos lisos, uma mãe de cabelos ondulados, uma avó que é negra... Por que todo mundo é diferente? E como podem ser todos parte da mesma família, já que ninguém se parece? Junto com o protagonista desta história, o leitor vai perceber que muitas de suas raízes estão longe, em lugares que às vezes a gente nem imagina.

-Clara
Autor:Ilan Brenman e Silvana Rando
Editora:Brinque Book
Quem nunca disse que queria ser grande? Qual a importância dos adultos na formação das crianças? O livro "Clara" trata desses assuntos por meio de uma divertida personagem que, quando crescer, quer dirigir o carro da mamãe, assobiar como o tio, dançar como o vovô...

-O Que Cabe Num Livro?
Ilan Brenman e Fernando Vilela
Editora:DCL
Abra este livro e feche os olhos. Agora, imagine o que você pode encontrar dentro dele... Em o que cabe num livro? O escritor Ilan Brenman incentiva o pequeno leitor a descobrir histórias de dinossauro, aviões, insetos e brinquedos e, também, a desvendar as formas e as cores por meio da leitura. As ilustrações de Fernando Vilela são inspirações para a imaginação do leitor.

-O Reizinho Mandão
Autora: Ruth Rocha e ilustração de Walter Ono
Editora Quinteto Editorial
Esse reizinho implicante não permitia que os súditos dessem opinião. Aos poucos, todos foram se calando. Diante do silêncio, busca ajuda e encontra uma menina que decreta: "Cala boca já morreu! Quem manda na minha boca sou eu". O livro mostra o reizinho que existe dentro de cada um de nós. A partir de 6 anos

-O Cavalinho Azul
Autora: Maria Clara Machado e ilustrações de Marie Louise Nery
Editora: Cia. das Letrinhas
Vicente sonha em ter como amigo um cavalo azul. Sai pelo mundo e encontra um. A fantasia contrasta com a dureza de alguns personagens adultos da trama. Um CD com a história na forma de ópera infantil acompanha essa edição. A partir de 4 anos.

-Pluft, o Fantasminha/O Dragão Verde
Autora: Maria Clara Machado
Editora: Cia. das Letrinhas
Este clássico de uma das mais importantes teatrólogas infantis conta a história de um fantasminha que tinha medo das pessoas. Em linguagem de teatro, dá à criança a chance de entender de um jeito diferente o personagem.A partir de 10 anos

-A Vida Íntima de Laura
Autor: Clarice Lispector e ilustrações de Flor Opazo
Editora Rocco
Ruivinha, de pescoço horrível, Laura é uma galinha comum e de vida bem agitada. Casada com o galo Luís, não é muito inteligente. Bota muitos ovos por dia. Famosa pelos textos adultos, Clarice está excelente no universo infantil. Aborda temas como o medo da morte e o valor das qualidades pessoais de forma divertida e inspiradora.

-O Pote Vazio
Autor:Demi
Editora Martins Fontes
Um imperador chinês distribui sementes às crianças do reino, para escolher um sucessor de acordo com sua capacidade de cultivo. Ping não consegue dar vida a elas e, no dia marcado, apresenta um pote vazio.Era justamente o que o imperador esperava: coragem e honestidade. A partir de 4 anos.

-Guilherme Augusto Araújo Fernandes
Autor: Mem Fox
Editora Brinque-Book
Um menino mora ao lado de um asilo e empenha-se em devolver a memória a uma das senhoras que se tornou sua amiga. Texto curto recheado de rimas e personagens bem caracterizados nas ilustrações de Julie Vivas. Uma ode à amizade e ao respeito pelos mais velhos. A partir de 4 anos.

-Os Bichos Que Tive, Memórias Zoológicas
Autora: Sylvia Orthof
Ilustrações de Gê Orthof, filho da autora
Editora Salamandra
Com muito humor, Sylvia conta como era a vida antigamente - uma aula de história deliciosa - e sobre os bichos dela. Uma rã, um coelho, um cão chamado "Sua Avó", um bicho-papão divertem premiado livro. A partir de 7 anos.

-A Fantástica Fábrica de Chocolate
Autor: Roald Dahl
Editora Martins Fontes
Depois de manter fechados por 15 anos os portões de sua fábrica de chocolates, o empresário Willy Wonka lança um concurso para cinco crianças conhecerem suas instalações. Os vencedores, incluindo o sensível Charlie, encontram delícias e aprendem lições para a vida. Ilustrado por Cláudia Scatamacchia. A partir de 7 anos.

-A Ilha do Tesouro
Autor: Robert Louis Stevenson
Editora Ática
Claire Ubac reconta, como personagem, as aventuras de Jim Hawkins em busca do tesouro escondido pelo pirata Capitão Flint. As imagens de François Roca captam o clima tenso do clássico escrito em 1881. A partir de 8 anos.

-Pinóquio
Autor: Carlo Collodi com tradução de Monteiro Lobato
Editora:Companhia Editora Nacional
A história do simpático boneco de madeira que ganha vida, escrita no final do século 19,é repleta de lições morais e ainda encanta.Pinóquio se mete em enrascadas e sofre as conseqüências. A partir de 7 anos.

-Fábulas de Esopo
Autor:tradução de Heloisa Jahn
Editora Cia. das Letrinhas
Dezenas de fábulas reunidas, como A Lebre e A Tartaruga, O Galo e A Raposa e A Cigarra e a Formiga, acompanhadas de elaboradas imagens de diversos ilustradores e sempre seguidas de uma moral da história.Honestidade, perseverança, cautela e outros valores. A partir de 9 anos.

-Contos de Perrault
Autora: Fernanda Lopes de Almeida
Editora Ática
Chapeuzinho Vermelho, O Pequeno Polegar, A Gata Borralheira, O Gato de Botas e outros contos publicados no século 17 pelo francês Perrault. Ilustrado por Elisabeth Teixeira, é uma boa chance para iniciar a leitura de clássicos. A partir de 5 anos.

-Pippi Meialonga
Autora: Lindgren, Astrid
Editora:Companhia das Letrinhas
Píppi é uma menina de nove anos incrivelmente forte. Não tem pai nem mãe e mora sozinha, mas feliz da vida. Seus companheiros são um cavalo e um macaquinho. Ela mesma faz suas roupas - bem esquisitas - e sua comida - biscoitos, panquecas e sanduíches. Destemida e sapeca, lembra a Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Píppi tem sempre uma resposta na ponta da língua, está sempre inventando histórias e demonstra grande confiança em si mesma. Dá uma surra em cinco meninos brigões, engana os policiais que querem levá-la para um lar de crianças, põe dois ladrões a correr e enfrenta um touro a unha. Nada convencional e um tanto anárquica, causa espanto e confusão por que realiza sonhos de liberdade e aventura.

-A História sem Fim
Autor: Michael Ende
Editora Martins Fontes
Bastian Baltasar Bux é um garoto baixo, gordo, de uns 10 anos e motivo de chacota na escola. Sua paixão pelos livros é tanta, que ele consegue entrar na história. Com 392 páginas e sem ilustrações, será devorado pelos pequenos já fluentes na leitura. A partir de 10 anos.

-História Meio ao Contrário
Autora: Ana Maria Machado e ilustrações de Renato Alarcão
Editora Ática
"E viveram felizes para sempre...". Este conto, premiado em 1978, começa pelo fim para mostrar que final feliz vale mesmo se for por nossa vontade. Tem reis, princesas, dragões, tudo que você já leu, mas de um jeito que você nunca viu. A partir de 6 anos.

fonte:
http://www.qdivertido.com.br/dicaslivros.php


Um comentário:

  1. Muito bom, amiga.Só gente boa, as crianças vão adorar.bjs

    ResponderExcluir