Seguidores

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Dicas para economizar água

CUIDANDO DAS PLANTAS




Para cuidar do jardim, substitua a mangueira por um regador. Dessa maneira, você só joga água onde é necessário, não afoga as plantas e fica mais perto delas.

LAVANDO AS ROUPAS




Na hora de lavar a roupa, o segredo para economizar água é deixar acumular peças e lavar tudo de uma só vez. Só ligue a máquina quando ela estiver cheia. As roupas muito sujas devem ser deixadas de molho antes de serem lavadas, pois, com isso, a sujeira sai mais fácil e com menos água.




LAVANDO CARROS E CALÇADAS

É só usar um balde de água de 10 litros para molhar o carro e mais uns três ou quatro para enxaguá-lo. Utilizar a mangueira para essa atividade gera um grande desperdício. O mesmo serve para as calçadas. Devemos usar a vassoura para retirar a sujeira e não o jato de água da mangueira!





VERIFICANDO OS VAZAMENTOS

Vazamento é um problema! Uma torneira pingando, um cano furado ou uma válvula de descarga desregulada pode desperdiçar milhares de litros de água em um único dia.

LAVANDO LOUÇAS




Antes de começar a lavar a louça, devemos raspar os restos de comida e deixar de molho as panelas ou as louças muito sujas. Ensaboe tudo o que for lavar com a torneira fechada e abra a torneira apenas na hora de enxaguar.

ESCOVANDO OS DENTES




Esta dica todos conhecem, mas poucos praticam: quando estiver escovando seus dentes, deixe a torneira fechada! Gastamos, aproximadamente, 10 litros de água quando escovamos os dentes por cinco minutos com a torneira aberta. Para economizar, abra a torneira apenas para molhar a escova e enxaguar a boca.

TOMANDO BANHO




Um banho de 15 minutos gasta, em média, 130 litros de água. Para economizar, basta reduzir o tempo do banho: oito minutos são suficientes para lavar todo o corpo. Desligar o chuveiro enquanto se ensaboa também é uma boa maneira de economizar.
Fonte :http://www.projetoagua.org.br/dicas.php

2 comentários:

  1. Ótimo artigo. Daqui a muito tempo a água será um "artigo de luxo" e aí sim daremos o devido valor.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. óotima dica . pois eu copiei isso para o meu trabalho de ciencias sobre a agua e tiirei um 10 beem redoondiinho ! :)
    Obrigado por quem postou ou criou este Site . estou muito agradeçida ;s

    ResponderExcluir